segunda-feira, 16 de maio de 2011

José e a Lei do Amadurecimento


Texto: Gn. 37:1-36; 39:1- 42:6; 47:13-26

Verdade Central: Antes que Deus pudesse usá-lo, José precisaria ser preparado, purificado e moldado no líder que, com seu potencial, viria a ser.
 
Introdução: José era como outros grandes líderes em muitos aspectos. Primeiro, todos os líderes têm um sonho, uma visão de um futuro melhor.No caso de José, ele teve visões no sentido literal. Segundo, a visão e a pessoa que tem essa visão são coisas inseparáveis. Terceiro, nenhuma visão de um líder pode ser mantida em segredo. A visão pode realçar a liderança de uma pessoa quando é compartilhada de maneira correta. Porém, quando é feita de maneira errada, ela apenas cria problemas. E foi exatamente isso o que fez com que José se metesse em dificuldades.
 
Todos os grandes líderes precisam de três coisas para serem preparados:

1. Tempo para amadurecer
Como a maioria dos grandes líderes, José trabalhou na obscuridade por um período de sua vida antes de se tornar qualificado para liderar outras pessoas. Vendido como escravo com apenas 17 anos, ele se colocou diante de Faraó somente aos 30 anos. Foram precisos 13 anos de preparação. Na época em que interpretou os sonhos do monarca, ele era um homem transformado. Estava equipado. Era humilde e um grande líder.
 
2. Provas para se fortalecer
O ouro só é purificado depois de passar diversas vezes pelo fogo. Os diamantes são criados a partir de enorme pressão. Os grandes líderes são formados apenas a partir de provações. José nunca teria alcançado seu potencial se tivesse ficado em casa. Para tornar-se um grande líder, ele precisou ser primeiro um escravo e um prisioneiro.
 
3. A bênção de Deus
Sem Deus, um líder não pode fazer nada de valor real. Jesus declarou: “Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). Deus abençoou José enquanto ele trabalhava como escravo na casa de Potifar. Também o abençoou enquanto trabalhava na prisão. A Bíblia relata em Gênesis 39 quatro expressões do favor de Deus. Gênesis 39:23, por exemplo, afirma que “o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava”. Se você está do lado de Deus, então não pode perder.

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário