terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PASTOR, UM LÍDER SOLITÁRIO


Pastores costumam ser pessoas solitárias, por vocação. Conheço muitos pastores que têm amigos de verdade, e, no entanto, têm forte tendência à solidão! A maior parte deles vive se remoendo, enquanto luta com seus problemas interiores, sem poder encontrar um amigo de confiança com o qual desabafar. Não podem conversar sobre seus problemas e conflitos com os membros da igreja; e sequer com os demais obreiros. Desabafam com Deus, enquanto derramam o coração em lágrimas em seus momentos de solidão. Pastores sofrem com a solidão. Ainda que acompanhados de tanta gente e cercados de colegas ministeriais vivem sós. Geralmente os obreiros que os cercam não o fazem como amigos ou companheiros – aplaudem e elogiam em busca de cargos ou privilégios. Raramente encontra-se um amigo que viva o compromisso de ajudar o líder, a ponto de admoestá-lo com amor.

Por outro lado, o líder em evidência se põe perante os demais colegas ministeriais como gente de esfera superior, que não precisa da ajuda de ninguém, como super-homem, intocável, impecável – isto mesmo, no sentido de que nunca peca – inviolável e que sabe superar seus problemas. Perante seus amigos e colegas tem uma imagem colorida de sucesso e poder – mas tais pastores são pessoas, fracas, e esquecem que o poder de viver integralmente a vida cristã reside na dependência de Deus e na força de seus amigos.

Talvez agora mesmo você está lendo este estudo e gostaria de ter um amigo para conversar sobre sexo, dificuldades com a esposa, tentações, finanças, problemas pessoais, mas sofrem, temendo o colega infiel. Imaginam que podem ser traídos e prejudicados.

Na falta de confessores, os pastores digladiam-se internamente com seus traumas e pecados. Esquecem que a confissão traz alivio à tensão, desabafa sentimentos, cura e traz paz interior. A confissão e as lágrimas ajudam o pastor a sentir que é humano, ao mesmo tempo em que é espiritual.

As Escrituras não escondem as fraquezas e as tentações dos homens de Deus, até dos mais íntimos de Jeová. Noé, Abraão, Moisés, Davi, Elias e demais homens de Deus tiveram seus momentos de fraqueza, e alguns deles são vistos em momentos de depressão, e quando o escritor aos hebreus deles se utiliza para falar da fé, não menciona, em momento algum suas fraquezas, mas a fé e a perseverança que lhes levou a obter o galardão.

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (2 Co 4.7). Meu colega pastor deixe-me dizer uma coisa: A glória de Deus somente opera em vasos imperfeitos. E nossa imperfeição está ali, apontando para nós, dizendo-nos que precisamos de Deus, sempre! Deus deixa certas falhas nos seus filhos para que aprendam a depender exclusivamente dele. A glória e a graça de Deus vêm sobre nós escondendo nossas fraquezas. Assim como os pés dos querubins eram pés de bezerro, na descrição de Ezequiel – feios – mas brilham com a glória de Deus, nosso caminhar é santificado por sua glória.

Somos como o Mefibosete da Bíblia. Este neto de Saul, aleijado de ambos os pés; este filho de Jônatas é agora trazido para a casa de Davi e com ele come à mesa. Mas era aleijado! No entanto, suas pernas não eram vistas, ficavam encobertas sob as toalhas da mesa do rei! (2 Sm 9). Somos imperfeitos no nosso caminhar – temos pés que não condizem com a natureza de glória, estes, no entanto, têm suas imperfeições cobertas com o brilho da glória de Deus! 

Em Cristo,
Edmilson Santos

Autor - João A. de Souza filho

5 comentários:

  1. Olá, meu irmão!
    Que mensagem propícia...Deus a usou para falar profundamente ao meu coração de pastora.
    Deus seja louvado, nunca é sem propósito que Deus nos leva a este ou àquele lugar e aqui na net não é diferente. O irmão disse que foi ao blog filhas de Sara por causa da UBE estar fazendo uma campanha de seguidores para os blogs, mas isso foi o que Deus usou, ele faz o que quer, como quer, quando quer e porque quer, não é mesmo? Aleluia, esse nosso Deus é o único Deus, grande majestoso, perfeito em todos os seus caminhos!
    Já estou seguindo seu blog abençoador, obrigada por permitir que Deus me alcançasse com esta mensagem.
    Paz de Cristo sua irmã serva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!
      Que a paz de Cristo inunde o seu coração. Bendito o poderoso nome do Senhor que falou contigo através desta mensagem.

      Excluir
  2. Pastor Edmilson, A paz do Senhor!

    Parabéns pastor pelo texto, ser pastor não é facil, são homens sujeito as mesmas paixões, porém os liderados acham que são seres imunes. Além de orar por eles, devemos saber que são homens chamados por Deus para uma tarefa, porem sujeitos a doenças psíquicas, e fracassos na sua vida como qualquer ser humano.
    um forte abraço! do irmão em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor irmão Jacob, seus comentários são sempre equilibrados e coerentes. Que Deus continue te abençoando. Volte sempre!

      Excluir
  3. Muito bom o post, temos que orar muito pelos servos de Deus no ministério, não é fácil mesmo.

    ResponderExcluir