sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PATERNIDADE: Convertendo o Coração dos Pais aos Filhos

Por: Hernandes Dias Lopes

MALAQUIAS 4. 5,6
INTRODUÇÃO:
A paternidade é uma das missões mais nobres, mas mais difíceis. Grandes homens de Deus foram brilhantes em diversas áreas da vida mas fracassaram como pais: Ex. Isaque, Eli, Samuel, Davi, Josafá.

Deus quer construir lares fortes: 
1) Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa
2) Noé – Não estaria tranqüilo se os filhos não estivessem na arca
3) Um pai israelita – se o primogênito não estivesse debaixo do sangue na noite da matança
Como um pai pode estar convertido ao seu filho?
I. Expresse amor pelos seus filhos 
Quando os filhos são bebês os pais apertam, abraçam, beijam, mas depois que crescem tratam com distância. Ex. Davi expressa amor por Absalão no dia da sua morte. Mas não o fez em vida

II. Expresse interesse pela vida e problemas de seus filhos
Seja íntimo de seus filhos. Ganhe o direito de entrar na intimidade deles. Interesse-se pelos seus assuntos, amigos, namoro, estudos, sonhos e conflitos. Seja o conselheiro de seus filhos.

III. Tenha tempo para os seus filhos
a) Presentes não substitui presença – Ex. Jeorão (II Cr 21. 3-6)
b) Nenhum sucesso pessoal ou profissional compensa a perda dos seus filhos – Ex. Eli
c) Ex. Dr. James Dobson – Seu pai deixou o pastorado de uma conceituada igreja de N. York por um ano para investir nele quando tinha 14 anos.

IV. Leve uma vida séria com Deus se não quiser ver seu filho cativo – Dt 28.41
Não aceite passivamente a decretação do fracasso na vida dos seus filhos. Você não gerou filhos para a perdição. Você não criou filhos para o cativeiro. Seus filhos são herança de Deus. São filhos da promessa.

V. Não leve seus filhos para o mundo – Gn 13. 10-13; 19.15-23
Nenhum conforto, riqueza ou status compensa o fracasso espiritual de seus filhos. Não faça como Ló que por ganância levou sua família para a pervertida cidade de Sodoma.

VI. Discipline seus filhos no temor do Senhor – I Sm 2.12,22,29
O sacerdote Eli foi frouxo na disciplina dos filhos, porque ele amava mais os seus filhos do que a Deus. Retendo a disciplina dos filhos, lançou-os no abismo do pecado. 

VII. Ministre perdão verdadeiro aos seus filhos – Lc 15. 20-24
a) A experiência do filho pródigo voltando para casa e a recepção do pai;
b) O drama de Netinho menino de 14 anos que se suicidou porque não recebeu o perdão dos pais.

VIII. Coloque seus filhos no altar
a) Faça como Jó e Josué
b) Rosa Branca
c) Siga o exemplo da águia
Conclusão: Siga o modelo de Dt 6.1-9 e Pv 22.6
Em Cristo,
Edmilson Santos

5 comentários:

  1. Olá, Paz do Senhor. Nós ganhamos o ‘Prêmio Dardos’ em reconhecimento ao nosso trabalho no Senhor, e repassamos para você com muito carinho também pelo reconhecimento do seu trabalho. Sinta-se à vontade para aceitá-lo ou não. Caso seja do seu interesse, passe lá no Blog e pegue o seu. http://www.oucaapalavradosenhor.com/2012/10/premio-dardos.html#links Luiz Rafael em www.oucaapalavradosenhor.com
    É só ler na postagem como obter o seu. Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  2. Bênção este ensino! Queira Deus nos dar sabedoria e tempo suficientes para que possamos dar aos nossos filhos de tal forma que sempre nos amem e amem ao Senhor Jesus. Paz Edmilson
    www.oucaapalavradosenhor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser pai é um grande desafio.

      Agradeço sua visita e que Deus continue te abençoando.

      Excluir
  3. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir