segunda-feira, 16 de maio de 2011

Encorajando o Coração de Quem Lideramos


Coragem. Encorajamento. Duas palavras, ambas derivadas do latim cor, coração. Richard I, rei da Inglaterra de 1189 a 1199, era admirado pela coragem. Cantando os seus feitos, os poetas da época o chamavam de “Richard, Coração-de-leão”.
Para ajudarmos os nossos liderados a ter “corações de leão”, capazes de enfrentar grandes desafios e dificuldades sem se acovardar ou esmorecer, precisamos expressar para com eles outra qualidade também derivada de cor: a cordialidade. Ser cordial é “demonstrar afabilidade, sinceridade, calor, franqueza, disposição favorável, boa vontade” (Houaiss). É ter coração grande, que reconheça o valor dos liderados e demonstre gratidão pelo seu grau de dedicação e comprometimento para com a causa.
O bom líder é ao mesmo tempo duro e carinhoso; firme e justo; apaixonado pela causa e transbordante de compaixão. Querendo encorajar o coração dos seus liderados, ele aprende a demonstrar apreço, elogio, agradecimento, qualquer palavra ou gesto que signifique: “Eu me importo com você e com aquilo que faz. Você está no trilho certo. Está indo bem. Obrigado”.
O encorajamento tem sete aspectos essenciais que examinaremos a seguir:

1- Estabeleça padrões específicos e fáceis de entender - Já experimentou participar de um jogo sem saber as regras, ou quando os parceiros, sem avisar, mudavam as regras? Quanta frustração, não foi? Você evita esse tipo de situação e lança um bom alicerce para o encorajamento quando torna bem explícitas e inteligíveis as “regras do jogo”.
Para poder encorajar alguém, será necessário que tanto você como esse alguém compartilhem os mesmos valores, aspirem alcançar os mesmos padrões de excelência. O padrão estabelecido deve ser bem acima da mediocridade, deve exigir o melhor da pessoa. Ao mesmo tempo é essencial que o padrão seja fácil de entender e seja muitas vezes repetido, para que o liderado saiba que o padrão é importante.
Patinar num só lugar ou andar em círculos é deprimente. Ao contrário, quando conhecemos e entendemos os alvos, sentimos o desejo de gastar energia para nos movermos em direção a eles. Os alvos nos ajudam a concentrar a atenção e a ter melhor auto-estima.

2- Espere o melhor - Os melhores líderes são confiantes de que os seus liderados serão capazes de alcançar o padrão estabelecido. Dedicam-se a ajudar pessoas a realizar plenamente o seu potencial. Os liderados, percebendo isso, pensam: “Eu posso, sim!”.
Lembre-se, entretanto, de que o encorajamento tem de ser sincero. As pessoas sentem a atitude por trás das palavras que escutam. Se eu disser: “Você pode, sim, tenho certeza disso!” enquanto estiver pensando: “Que esperança? Isto aqui é fracasso garantido!”, a minha hipocrisia será sutilmente comunicada e percebida.

3- Preste atenção - O líder tem que estar circulando no meio do seu povo, onde possa ver as coisas certas que estão acontecendo. Como disse alguém, “O pastor tem de cheirar a ovelha”. Não se trata de somente ver o que as pessoas estão fazendo; é necessário prestar atenção, entendendo o significado do que elas fazem. É dar importância às suas ações. Os melhores líderes têm uma espécie de radar para captar sinais positivos.
É ruim aquele líder que se considera xerife, circulando entre os liderados com o principal objetivo de descobrir se alguém está errando, trabalhando muito devagar ou criando problema. Na hora que esse líder aparece, todo mundo pára de conversar e trabalha a mil. Entretanto, mesmo na presença dele, apenas trabalham de maneira diferente, não estão dando o melhor de si. Quando sabemos que alguém vai aparecer à procura de problemas, a nossa tendência é de esconder os problemas – o que garante que não serão solucionados. Se o gerente não confiar nos funcionários, os funcionários, por sua vez, deixarão de confiar nele. E num ambiente de desconfiança, pouco de bom acontece.
Ao contrário, se os que trabalham tiverem a certeza de que serão visitados por um líder sempre à procura de algo bom para elogiar, eles darão o melhor de si, justamente para ter algo bom para mostrar. E nesse ambiente de mútua aceitação, ajudarão uns aos outros a funcionar bem.
É preciso evitar, a todo custo, que os membros da entidade pensem que os líderes se reúnem quase unicamente para lidar com problemas e criticar a quem tenha cometido erros.

4- Personalize o agradecimento - Não tenha uma maneira padronizada de expressar gratidão a alguém diante do grupo. Procure incluir detalhes que personalizem, que dramatizem aquilo de tão certo que a pessoa fez. O agradecimento padronizado é algo que poderia ser feito por alguém que nem mesmo conhecesse a pessoa em questão, e o resultado seria pouco motivador. Detalhes individuais, talvez até mencionando preferências e limitações que a pessoa teve de vencer para conseguir esse bom resultado tornarão o agradecimento muito mais precioso a quem o receber.

5- Conte a história - A narração de histórias é um dos mais antigos métodos do mundo para se comunicar os valores e ideais sustentados pela comunidade. Em culturas primitivas sem escrita, as histórias eram usadas para compartilhar as importantes lições da vida. Reconhecemos a importância da narrativa no ensino das crianças, mas nos esquecemos da sua importância no ensino de adultos. De fato, pesquisas indicam que as pessoas confiam mais em histórias do que em estatísticas.
Hoje em dia, somos inundados de informações. Como classificar tudo e coar e guardar na memória algum pedacinho de informação? Pesquisas revelam claramente que um dado é mais rápida e mais acuradamente lembrado quando é apresentado, inicialmente, por meio de um exemplo ou de uma história.
As boas histórias são divertidas e prendem a atenção. Mas elas também ensinam. A ligação entre esses dois aspectos foi sublinhada por Marshall McLuhan quando disse: “Aqueles que pensam existir uma diferença entre a educação e o entretenimento, não entendem nem uma coisa nem a outra”.
A boa história nos emociona. Emociona, ensina e grava na memória. Ajuda o ouvinte a colocar determinado comportamento dentro de um contexto vivencial e entender o que é que alguém precisa fazer, dentro desse contexto, para corresponder às expectativas dos líderes. É como se aquele que faz o agradecimento público dissesse: “Toda vez que vocês se encontrarem numa situação do tipo que acabo de mencionar, façam como fez o Fulano. Ele pensou, pensou e descobriu uma maneira bem certa de agir de acordo com os nossos padrões. Sabem de uma coisa? Vocês poderão fazer o mesmo”.
A boa história fica na memória por muito mais tempo do que uma palestra.

6- Celebrem juntos - Aquele que fez a coisa certa, da maneira certa, poderia ser elogiado em particular, no gabinete do líder. Um agradecimento público, porém, além de ser mais marcante para aquele que o recebe, beneficia os outros membros da entidade, porque a história transmite uma mensagem positiva a todos eles.
Alguns líderes hesitam elogiar publicamente um liderado, temendo que isso cause inveja ou ressentimento entre os outros. Entretanto, se o líder for uma pessoa genuína, gozando da confiança dos liderados, isso não acontecerá. Pelo contrário, tais atos de celebração contribuirão para criar um clima de encorajamento. Atos públicos de elogio por trabalhos bem feitos, ajudam a criar aquele ambiente de união, de apoio social, que é fundamental ao nosso bem-estar e à nossa produtividade.
Por falar nisso, como anda a sua rede pessoal de apoio? Você pode visualizá-la, pegando uma folha de papel e desenhando um pequeno círculo, bem no meio. Dentro, escreva o seu nome. Desenhe outros pequenos círculos, alguns perto do centro, outros mais afastados. Em círculos perto do centro, escreva os nomes das pessoas nas quais você pode realmente confiar para lhe dar apoio em toda e qualquer circunstância. Nos círculos um pouco mais afastados, escreva os nomes de pessoas confiáveis, mas com as quais você talvez não possa se abrir completamente a respeito do seus problemas. Observando o seu desenho, que conclusões você tira?
Pesquisas mostram que aquilo que diferencia grupos de alta produtividade daqueles que produzem menos, muitas vezes é a variedade e a freqüência de eventos em que se expressem elogios e agradecimentos. As melhores empresas criam uma cultura de celebração.

7- Sirva de exemplo - Se quiser que as pessoas sob minha liderança respeitem e apreciem umas às outras; se o meu desejo é que elas adotem o costume de encorajar umas às outras, terei de servir de modelo, mostrando como se faz isso.
As pessoas querem confiar nos seus líderes. Querem crer que se pode confiar na palavra deles e que eles praticam aquilo que dizem. A credibilidade é fundamental: se você não crê no mensageiro, é provável que não crerá na mensagem.
O envolvimento pessoal é uma genuína expressão de preocupação com o bem-estar dos outros. Tal envolvimento contribuirá para o desenvolvimento de confiança e parceria. A liderança não se pode exercer a distância. Ela consiste em relacionamento, e os relacionamentos se formam somente quando as pessoas se mantêm em contato umas com as outras.
Devido às diferenças entre um tipo de personalidade e outro, nem todo líder terá facilidade em encorajar os liderados. Mas o jeito é começar, e por meio de experiências, aprender a ser um eficiente encorajador de pessoas. Quem sabe você adota o alvo de expressar gratidão a alguém, mesmo da maneira mais informal, cada dia. Essa idéia não é novidade. E tal encorajamento é de especial importância num ambiente como a da igreja, onde quase todos os que exercem os diversos ministérios são voluntários, não contratados. Ali, eles precisam sentir profundamente, no coração, que o seu trabalho tem sentido e é apreciado.


Por James M. Kouzes e Barry Z. Posner

Em Cristo, 
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário