segunda-feira, 30 de maio de 2011

A ARCA NÃO FOI CONSTRUÍDA EM 120 ANOS



Noé levou realmente 120 anos para construir a arca, como é a crença de muitas pessoas? A menção dos 120 anos que encontramos em Gênesis 6.3 nada fala a respeito do tempo exigido para construir a arca.
"Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem porque ele também é carne, porém os seus dias SERÃO CENTO E VINTE ANOS".
Deus simplesmente pronunciou o julgamento a respeito da humanidade, dando-lhe um prazo de 120 anos, porém nada disse a respeito de como viria este julgamento. Não falou de um dilúvio, nem da arca, nesta ocasião.
A esta altura dos acontecimentos, Noé estava com 480 anos de idade, pois o dilúvio veio quando ele estava com 600 anos, ou seja, 120 anos mais tarde! Os filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé ainda não haviam nascido. Eles só foram gerados quando Noé ultrapassou a casa dos 500 anos.
"E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu. E era Noé da idade de quinhentos anos e gerou Noé a Sem, Cam e Jafé" (Gênesis 5.31,32).
Somente bastante tempo depois que eles nasceram é que Deus deu ordem para a arca ser construída. Os três filhos de Noé não somente já eram homens feitos quando Deus falou da arca, como já estavam CASADOS. Isto se infere claramente do texto bíblico. Veja.
"Faze para ti uma arca de madeira de Gofer. Farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima. E a porta da arca porás ao seu lado. Far-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, (AQUI É QUE O DILÚVIO FOI ANUNCIADO), para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus. Tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei o meu pacto. E entrarás na arca tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo" (Gênesis 6.14-18).
Disto tudo concluímos que Noé não levou 120 anos construindo a arca. Pode, sim, ter pregado durante 120 anos, mas, quanto a construir a arca, isto pode ter tomado um espaço de tempo consideravelmente curto, ou seja bem inferior a 100 anos. 

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário