sábado, 4 de junho de 2011

Ele acreditava em sua equipe


Jesus olhou para o jovem e disse: "Simão, eu lhe digo: você é Pedro e sobre sua confissão eu construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-Ia" (Mateus 16:17-18). Jesus certamente viu algo especial em Pedro, embora os registros existentes mostrem o apóstolo como sujeito impetuoso - e não como o tipo de pessoa que alguém escolheria e muito menos confiaria o seu rebanho. “... Simão filho de Jonas tu me amas...” “... Então apascenta as minhas ovelhas”. (Jo 21. 15).

Pedro cometeu diversos erros. Tentou impedir Jesus de ir a Jerusalém porque tinha medo. Arrancou a orelha de um guarda romano com a espada depois de passar três anos ouvindo seu mestre pregar o amor e o perdão. E, finalmente, negou sequer conhecer Jesus quando este foi enviado para prisão. Jesus conhecia esse homem intimamente e, apesar de seus defeitos, o considerava base sólida.

Jesus acreditou em sua equipe ou jamais teria dormido à noite. O passado dos apóstolos não era glorioso e, na maior parte do tempo, eles não captavam o que Jesus estava dizendo. Viviam discutindo sobre quem se sentaria onde no reino do céu e se esqueciam do Mestre quando ele mais precisava deles. Contudo, eram as pessoas que Jesus escolhera para trabalhar ao seu lado, por isso enxergava o melhor em cada uma deles, mesmo quando havia evidências em contrário. Ele traçou um ideal de grandeza para eles e, por fim, eles corresponderam às expectativas.

Talvez esse conhecimento interno tenha permitido que Jesus desse autoridade aos membros de sua equipe. Ele compartilhava livremente com eles seus desejos, suas mágoas e seus medos. Se não acreditasse neles, não os teria chamado de irmãos e irmãs. Nem os teria levado consigo para casa.

As pessoas tendem a se mostrar à quando alguém que acredita verdadeiramente nelas. Talvez só precisemos de alguém para nos mostrar quem somos por dentro. Talvez seja isso que estejamos procurando de modo tão desesperado - quem reconheça de que sentimos sobre nós mesmos, mas que hesitamos em compartilhar.

Pedro foi pregar aos não-judeus as boas novas de que todos tinham acesso igual a Deus (Atos 11: 1-18). Nenhum outro pregador ou profeta fora chamado antes a ir aos "impuros" com tais notícias. Pedro acabou sendo crucificado por seu trabalho controverso, e dizem em deferência a Jesus, ele pediu para ser pregado na cruz de cabeça para baixo.
Saber que um líder que admiramos acredita em nós pode ajudar a liberar a grandeza que existe em cada um de nós. Isso certamente funcionou com Pedro. Jesus acreditava nos membros de sua equipe.

REFLEXÃO
  • Você tem demonstrado aos membros de sua equipe, que você confia neles?
  • Como você pode mostrar aos membros de sua equipe que acredita neles?

OBS: Se esse estudo abençoou sua vida, deixe seu comentário. Assim fazendo estará nos edificando.

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário