sexta-feira, 3 de junho de 2011

JESUS, UM LÍDER TRANSPARENTE

Segundo as Escrituras, Jesus transfigurou-se no monte da Transfiguração. O verso reconta: "Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar: o seu rosto ficou brilhante como a sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz" (Mt 17.2).
Essa cena ilustra um princípio importante. Jesus ficou transparente porque não tinha nada a esconder. Não tinha segredos nem compromissos ocultos.
 Mesmo que o objetivo seja proteger os outros, esconder certos aspectos de uma situação é uma atitude paternalista, que sugere que "eu sou mais importante do que você", podendo alimentar ressentimento e gerar retaliações. "Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa seus pecados e os abandona" (Pv. 28.4.13).
 Como Líder, você não deve se enclausurar numa torre de marfim pensando que existem fatos sobre os quais seus liderados não estão preparados para lidar. Barbara Bush falava sobre suas rugas abertamente, e o público a adorava.
Todos nós temos rugas que estamos tentando ocultar com pérolas. Compartilhar alguns fatos pessoais nos aproxima dos outros. Quanto mais formos vistos como iguais, mais os outros vão de fato gostar de nós. 
 O Fantasma da Ópera é um exemplo clássico do que não se deve fazer para motivar as outras pessoas. Querendo o amor, o Fantasma subverte seus verdadeiros talentos, usa uma máscara e vive no submundo, tentando motivar as pessoas através de artimanhas, músicas de órgão alta, fumaça e outros efeitos especiais negativos. O resultado final é que as pessoas o temem e o caçam. Somente quando a máscara é arrancada ele recebe um beijo sincero da adorável Christine.
Você atua como o fantasma, usando meia-máscaras, portas fechadas e sussurros em salas cheias de fumaça? Ou seu estilo de liderança é mais transparente?
 As pessoas podem lidar com a verdade. Quando você é totalmente aberto com elas, o verdadeiro amor e aprendizado começam.
 Jesus não escondia suas lágrimas ou seus medos. Ele era transparente diante de seu povo.


Reflexão:
  • Que fato ou situação você está tentando esconder de seus liderados?
  • Quais os obstáculos que o impedem de ser um líder transparente?
 OBS: Se esse estudo abençoou sua vida, deixe seu comentário. Assim fazendo estará nos edificando.

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário