quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ele agradecia sua equipe em público e em particular


 Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela associação Nacional dos varejistas pedia que os comerciantes relacionassem por ordem de importância o que os motivava a trabalhar. A primeira razão foi "Apreciação pelos outros do que eu faço". A segunda foi "Respeito". e a terceira, "Dinheiro". Esses resultados podem surpreender algumas pessoas. Mas, apesar de todos nós termos contas a pagar no fim do mês, o dinheiro nem sempre é a principal razão para trabalharmos. Cada vez mais as pessoas procuram outros benefícios, como a valorização profissional e o respeito.
   Jesus constantemente elogiava seus seguidores. Em muitas de suas história, ele falava de mestres elogiando trabalhadores fiéis. O próprio, Deus abria os céus e elogiava Jesus em público, como aconteceu certa vez perto do rio: "Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria" (Lucas 3:22). Outra vez na montanha, Deus disse: "Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz!" (Lucas 9:35) (Até Deus sabe como é importante o agradecimento em público para motivar as pessoas.)
 Nós nunca superamos a necessidade de sermos reconhecidos pelo que fazemos. Há algum tempo um amigo recebeu a incumbência de um projeto difícil e com um prazo apertado. Apesar do ótimo salário que recebia, em certo momento ele quase largou tudo. "Bill nunca me diz se o meu trabalho está bom ou ruim! Eu gostaria que ele me desse algum feedback!': ele se queixou com o sócio de seu chefe. "Sergio, você nunca terá um feedback positivo de Bill. Ele foi um atleta excepcional no colégio e na faculdade, tornou-se bem sucedido muito cedo e até hoje ainda não ouviu uma palavra de aprovação do pai.
Infelizmente, isso se reflete no estilo de administração dele. Você terá que confiar em si mesmo e fazer uma auto-avaliação para saber se está indo bem ou mal." A explicação ajudou a compreender um pouco mais seu chefe, mas meu amigo continuou sentindo falta de um elemento que considerava essencial para sua satisfação profissional.
 Sergio procurou obter esse feedback com outras pessoas. Ele saía para jantar com os amigos e mostrava seus projetos, que eram sempre muito elogiados. Num desses encontros recebeu uma oferta de emprego de um dos convidados e resolveu aceitar o desafio. Bill cometeu um grande erro ao não elogiar seu dedicado colaborador. 
Sergio passou trabalhar na concorrência e seu projeto foi um sucesso.

REFLEXÃO

• Se seus elogios fossem o único pagamento dos seus colaboradores, quanto eles estariam ganhando?

• Que agradecimentos você pode fazer à sua equipe?

TAREFA
• Descreva a última vez em que você elogiou alguém de sua equipe

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário