sábado, 26 de outubro de 2019

MUDE SUA MENTALIDADE


 Por que para ter uma vida diferente, precisamos construir uma mente diferente;

Por que não é eficaz culpar problemas familiares pelo estado da sua vida hoje;

Parece lógico, mas muitas vezes demoramos anos para compreender uma verdade muito interessante sobre a vida e sobre os seres humanos: pessoas #pensam e #sentem coisas #diferentes, de formas diferentes, e isso as leva a #agir de #formas #diferentes e a TER VIDAS DIFERENTES. 

Essa afirmativa parece ser incrivelmente óbvia, mas, analisando a fundo essa verdade, podemos começar a entender algumas coisas sobre nós mesmos e sobre as FRUSTRAÇÕES que TEMOS na VIDA.

O ser humano tem o hábito de se comparar ao outro, e isso geralmente é negativo, visto que cada pessoa é única, e nos cabe apenas viver as nossas próprias vidas, e não a vida do outro. Mesmo assim, quando nos comparamos a alguém, geralmente focamos no efeito e não na causa.

 Por exemplo:

Fulano tem um carro zero, eu não”.

“Beltrano tem um alto cargo em uma multinacional, eu não”.

“Aquela moça conseguiu se recuperar tão rápido da separação, já está namorando de novo! Enquanto isso, eu ainda amargo os efeitos do divórcio”.

Como você pode ver, o foco é sempre no efeito: o carro, o cargo, a recuperação do divórcio. Mas nesse momento, nos cabe perguntar: por que essa pessoa tem essa determinada coisa? Que sentimentos, pensamentos ou atitudes a levaram a essa conquista, seja ela um bem material ou um estado de ânimo?

SEGREDO ESTÁ NA MENTALIDADE

Imagine que duas mulheres da mesma idade se divorciam no mesmo dia, após cinco anos de casamento. Uma delas tem os pais separados, viu a mãe superar um divórcio e acredita que pode conduzir sua vida de forma autônoma, de modo a superar a separação, assim como sua mãe fez há anos atrás.  Após o divórcio, ela retoma as velhas amizades, começa a se dedicar a um hobby, faz terapia e passa a cultivar pensamentos positivos, de auto amor e autocompaixão.

A outra mulher nunca presenciou um divórcio na família, e se casou acreditando que seria para sempre. Inconformada com a separação, não aceita a nova condição de vida, se recusa a ter vida social e a sair com seus amigos, escuta músicas tristes e revê as fotos do casamento com frequência, se perguntando o motivo de ter tido tanto azar no amor. 

Três anos se passam, a mulher 1 está em um novo relacionamento, após ter viajado, se divertido e conhecido muitas pessoas, enquanto a mulher 2 ainda está depressiva e não consegue se desvincular do casamento que acabou há anos atrás. Nesse contexto, se a mulher 2 se deparar com a história da mulher 1, com certeza dirá: “Ela conseguiu superar e eu não. Por quê?”  MENTALIDADE

Mude sua Mentalidade, Mesmo Que Seja Desconfortável

Usando nosso exemplo do divórcio, para a mulher 2 pode ser difícil acreditar que a vida ainda pode ser boa após um divórcio, ela pode usar a história de sua família como muleta para passar o resto da vida se lamentando, mas a única e exclusiva interessada na melhora de sua vida é ela mesma. Portanto, cabe a ela buscar ajuda e ressignificar os acontecimentos de sua vida, visando uma existência mais feliz.

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário