sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11.3?"



 Há uma infinidade de suposições em torno deste assunto. Até mesmo as escolas de interpretação desse polêmico problema escatológico (estudos sobre as últimas coisas), têm entrado em várias contradições em suas assertivas.
 Os pressupostos nomes apresentados por elas são diversos, como seguem: Moisés e Elias, Elias e Enoque, Jeremias e João Batista, as duas últimas igrejas da Ásia Menor, o Velho e o Novo Testamento, etc. Todas afirmam que têm tido "revelação" divina e que estão certas em seus pontos de vista. Algumas se baseiam, inclusive, em Malaquias 4.5: "Enviarei o profeta Elias". Mas, quando lemos em Lucas 1.17, com
referência a João Batista, observamos que ele veio no espírito e no poder de Elias, isto é, na virtude ministerial daquele profeta. Temos muitos casos na Bíblia, tanto no Velho como no Novo Testamento, de uma pessoa sendo representada por outra.
 No caso das duas testemunhas, elas têm idêntico poder ao de Elias para fazer descer fogo dos céus: 2 Rs 1.10. E também se assemelham a Moisés, que fez as águas se transformarem em sangue: Êx 7.20. Porém, temos de admitir que tudo isso foi realizado pelo poder de Deus e não dos homens.
 Portanto, quem são as duas testemunhas ninguém sabe porque este assunto não foi revelado. Entretanto, elas representam o governo civil e religioso de Israel, pois são semelhantes às duas oliveiras do tempo da volta do cativeiro babilônico: Zc 4.12-14.
 Reiterando-se o que foi dito, afirmamos que o homem pode operar maravilhas pelo poder de Deus. Porém, Ele não necessita necessariamente de homens como Elias ou como Moisés, para operar aqui na terra. Ele pode operar por qualquer um, do contrário seria uma operação humana e não divina. Portanto, ninguém sabe os nomes das duas testemunhas.
Assim todas e quaisquer afirmações sobre o assunto esposado não passam de suposições.

Em Cristo,
Edmilson Santos

3 comentários:

  1. prezado pastor Edimilsom noto no sr uma pessoa de mente aberta e receptivo a novas interpretaçoes relacionadas ao trecho,dai então peço que tenha paciencia e analize comigo minha forma um tanto diferente de ver esse capitulo, primeiramente não creio que os dois são Moises e Elias etc... e agora pasme nem siquer creio que estão dentro da mais igreja mais sim estão no átrio dos gentios, um ponto intermediario entre dentro e forra da igreja tal qual no templo de salomão que Deus na sua infinita misericordia criou para aqueles que não estavam autorizados (os gentios) a entrar no templo que era designado somente aos judeus,são gentios ,sim os gentios que calcaram a pés cidade santa,penso que as traduções que dizem nações estão equivocadas tambem penso que as duas naõ sabiam desde de sempre que o eram mais serao ou ate foram cotactadas por visões em um determinado tempo de suas vidas como provavelmente foram os 3 sabios que visitaram jesus por ocasião do seu nascimento,eu imagino que serão totalmente diferentes daquilo que se espera tal como foi Jesus parafraseando o cantor zé ramalho em sua musica filhos do cancer ''se fosse claro todo mundo via ''e consequente mente se converteria sem mais fmff

    ResponderExcluir
  2. Prezado anônimo, leia o texto novamente e berceberá que eu não disse que as duas testemunhas são Elias e Moisés. Quanto a sua interpretação, não entendi por isso não posso opinar. Desde já agradeço sua visita e volte sempre.

    Em Cristo pr,
    Edmilson Santos

    ResponderExcluir
  3. Quem são as duas testemunhas?

    VERCÍCULO 3 - E darei poder às Minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil, duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.

    Estes dias são os mesmos que os quarenta e dois meses do vercículo precedente, e referem-se ao período de triunfo papal. Durante este tempo, as testemunhas estão vestidas de saco, ou na obscuridade, e Deus dá-lhes poder para suportar e manter seu testemunho através do escuro e sombrio período. Mas quem ou que são estas testemunhas?

    VERCÍCULO 4 - Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da Terra.

    Faz-se aqui uma alusão evidente a Zacarias 4:11-14, onde se explica que as duas oliveiras são tomadas para representar a palavra de Deus. Davi testifica:"A exposição das Tuas palavras dá luz". "Lâmpada para os meus pés é Tua palavra, e luz para o meu caminho."(Salmos 119:105). O testemunho escrito é mais forte do que o oral. Jesus declarou acerca das Escrituras do Velho Testamento: "São elas que de Mim testificam." Nesta dispensação diz que as Suas obras testificam dEle. Por que meio testificam dEle? Desde o tempo dos discípulos que com Ele estiveram pessoalmente associados quando pela Terra passou em vida, as Suas obras só têm dado testemunho dEle por meio do Novo Testamento, onde somente as encontramos relatadas. "Este evangelho do reino, será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes."(Mateus 24:14)
    Estas declarações e considerações são suficientes para apoiar a conclusão de que o Velho e o Novo Testamentos, aquele dado numa dispensação e este noutra, são duas testemunhas de Cristo.

    ResponderExcluir