sábado, 17 de setembro de 2011

VOCÊ, JÁ CHOROU POR JERUSALÉM?


Neemias 1:4
...E SUCEDEU QUE, OUVINDO EU ESTAS PALAVRAS, ASSENTEI-ME E CHOREI, E LAMENTEI POR ALGUNS DIAS; E ESTIVE JEJUANDO E ORANDO PERANTE O DEUS DOS CÉUS.

JERUSALÉM DO CÉU.















Serás que durante alguma hora do dia ou algum dia da semana, do mês e talvez do ano... PENSAMOS OU CHORARAMOS POR JERUSALÉM?
Será que realmente temos o desejo de morar NELA? Ou... Preferimos a fortaleza de SUSÃ?!
 Neemias, mesmo longe do seu povo... Ansiava por JERUSALÉM.
SUSÃ...Era um lugar PROVISÓRIO. Não era o seu LAR. Estava ali de PASSAGEM.
Lugar onde ele era tido como ESTRANGEIRO.
Amar JERUSALÉM e desejá-la como Neemias...tem sido também o nosso sentimento...
É preciso: CHORAR...LAMENTAR...JEJUAR...Querer e desejar o CÉU.
Aqui... NÃO é o nosso lugar.
 Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. I Coríntios 15.19  

JERUSALÉM... Igreja.

 












1:3... ESTÃO EM GRANDE MISÉRIA E DESPREZO, E O MURO DE JERUSALÉM FENDIDO, E AS SUAS PORTAS QUEIMADAS DE FOGO.

Para o povo judeu, a própria cidade é santa. Escolhida por Deus em sua aliança com Davi, Jerusalém é a essência e o centro da existência e continuidade espiritual da nação judaica. Há quase 2.000 anos os judeus se viram na direção de Jerusalém e do Monte do Templo quando oram, onde quer que estejam.

E para nós (igreja) o que representa Jerusalém, qual a importância e o significado espiritual ela representa para cada um de nós...

O que está acontecendo com os nossos sentimentos!

O livro começa narrando o encontro de Neemias com alguns de Judá onde Neemias questiona a situação de Jerusalém. A resposta o deixou completamente arrasado:

“E disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém, fendido, e as suas portas, queimadas a fogo.

“E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras assentaram-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Neemias 1:3-4)

Cadê os Neemias de hoje!  Será que você tem chorado, orado e jejuado por Jerusalém?

Fazemos parte do corpo de Cristo, então, quando um membro adoece todo corpo padece.   

Ilustração: A ratoeira

“Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.
Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:
“- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! “”.

A galinha, disse:

“- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.”
O rato foi até o porco e lhe disse:
“- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!”.
“- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar.
Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.”
O rato dirigiu-se então à vaca.
Ela lhe disse:
“- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo?
Acho que não !”
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima.
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher…
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.
O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
“O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe ou em Jerusalém”.
Que Deus levante muitos Neemias para chorar, orar e jejuar por Jerusalém nesta geração... (pense nisso)

Em Cristo,
Edmilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário