sexta-feira, 8 de julho de 2011

“Que vos ameis uns aos outros”



O amor é a base do ministério cristão (Jo 13. 34, 35)

O amor é um tema bastante presente nas Escrituras. Ao farla de Deus, a apóstolo João o definiu como sendo amor (1Jo 4.8). Neste estudo procuraremos desenvolver o tema do amor como a base do ministério cristão. Isto por que entendemos que servir a Deus e ao próximo são ações que encontram no amor a sua fundamentação necessária. A necessidade de tal reflexão existe em função da nossa experiência no mundo em que vivemos que é marcado pelo egoísmo, individualismo e pela indiferença.  
 A igreja de Cristo pode apresentar ao mundo a proposta radical de Jesus, que está no amor a Deus e ao próximo. Este antigo conselho é um novo mandamento ainda não colocado em pratica pelo ser humano em geral. A injustiça social, a má distribuição de renda, a ganância do mercado, a insensibilidade para com os milhões e milhões de famintos, a miséria, o analfabetismo, a violência, as guerras e a impunidade são fatos que comprovam que o ser humano ainda não aprendeu a amar. Mas, estas coisas são o resultado de uma ausência de amor a Deus que, em Cristo Jesus, demonstrou o seu amor eterno por nós.

O ENSINO DE JESUS SOBRE O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO

Em Mateus 22.34-40, Jesus foi indagado acerca do maior mandamento da lei. A resposta de Jesus foi "Amarás o Senhor teu Deus de todo coração (... ) alma (...) e entendimento (...) e ao próximo como a ti mesmo". Existem alguns elementos importantes nesta resposta:

1. "Amar a Deus" é o maior mandamento o mandamento que nos ordena amar a Deus é ao mesmo tempo o primeiro na lista dos "Dez Mandamentos" e o grande mandamento, porquanto a lei mosaica está indissociavelmente ligada à fidelidade a Deus e ao atendimento de sua vontade. O amor a Deus é a motivação da existência humana.

2. O segundo mandamento semelhante ao primeiro seria: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". O nosso amor deve começar por aqueles com os quais convivemos. Nesta resposta, Jesus citou dois trechos do AT: Deuteronômio 6.4,5 e Levítico 19.18.

3. O verbo "amar" usado aqui por Jesus vem do grego agapao, denotando um amor especial e devotado; assim, Jesus atrelou o amor a Deus com o amor ao outro e com isso mostrou que nenhum tipo de religiosidade é aceitável se não mantiver um relacionamento correto com Deus e com o próximo. Os fariseus diziam amar a Deus, mas não hesitavam em perseguir a Jesus querendo destruí-lo. Demonstravam, portanto, que eles estavam em falta com relação aos mandamentos da lei.

4. De acordo com Jesus, destes dois mandamentos dependem a Lei e os Profetas. A palavra "dependem" vem do grego krematai e significa literalmente "penduram-se", como algo fica pendurado em um prego na parede. Isso indicava uma relação de dependência fundamental. Jesus estava dizendo que todo o conteúdo do AT está resumido nestes dois mandamentos.

5. Jesus resumiu toda a responsabilidade moral humana em duas categorias: amor a Deus e amor ao próximo. Estas mesmas categorias podem ser distinguidas nos mandamentos do Decálogo, onde os quatro primeiros dizem respeito ao nosso amor a Deus, e os seis últimos falam do nosso amor ao próximo. O amor deveria ser o grande elemento alimentador da religião (]o 13.35).
 O ensino de Jesus vai mais além do mero amor descomprometido com o próximo. Para Jesus, quem ama está disposto a servir(Mc 10.45; At 10.38). E Jesus demonstrou em sua vida e morte como ele amou o mundo, amando até mesmo quem o rejeitou e o maltratou. Um dos exemplos de serviço abnegado, amoroso e sacrificial pelo próximo foi demonstrado na atitude de Jesus ao lavar os pés dos seus discípulos, inclusive de Judas Iscariotes, que haveria de traí-lo (]o 13.1-15). Jesus procurou ensinar que existe grande virtude no amor sacrificial.

 O AMOR COMO MOTIVAÇÃO DO MINISTÉRIO CRISTÃO

O ministério cristão encontra sua razão de ser no fato de experimentarmos uma relação diária com Deus fundamentada no amor recíproco entre ele e nós. Esta relação afetiva traz consigo alguns elementos que merecem ser destacados:

1. A origem do nosso amor a Deus não está em nós mesmos, mas fundamenta-se no fato de que ele nos amou primeiro de forma misericordiosa e compassiva (Jo 15.13; Rm 5.8; 1]04.16). Em 1João 4.10 lemos: "Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu  Filho como propiciação pelos nossos pecados”, e em 4.19: "Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro”: Esse "amor primeiro" gera em nós uma eterna gratidão que se traduz em louvor e ações de graças (Sl 100).

2. A presença do Espírito Santo em nós faz com que esse amor seja ainda mais alimentado e transforme a nossa vida como um todo (Rm 5.5; Gl 5.22,23). O amor desponta como um dos frutos do Espírito Santo em nós. E, assim, o amor é o fundamento para os demais frutos do Espírito.

3. O amor a Deus revela-se de duas maneiras: interiormente e exteriormente: (1) Interiormente, mediante a nossa devoção a ele (Sl40.8). O espírito voltado para Deus deleita-se na Palavra do Senhor (Sl 1.2); busca a sua presença na intimidade da oração (Jr29.12-14); mantém um coração humilde, quebrantado e contrito perante a sua face (Sl 34.18; 51.17). (2) Exteriormente, por meio de uma vida de serviço e dedicação a ele (lCo 15.58; G[ 2.20; Hb 6.10).

O AMOR AO PRÓXIMO É A PROVA DA VERACIDADE DO MINISTÉRIO CRISTÃO

O ministério cristão só fará jus ao que afirma ser se o seu agir estiver fundamentado no amor. Se não, será apenas o exercício de ações vazias de conteúdo e erroneamente motivadas. Paulo afirmou que, sem amor, mesmo os maiores sacrifícios, em nome do cristianismo, perdem o seu valor para Deus (l Co 13). De nada adiantará a aparência de espiritualidade (13.1). Serão inúteis os profundos conhecimentos sobre Deus ou mesmo a operação de milagres (13.2). Perderão o sentido as obras de caridade e a disposição para o sacrifício (13.3). Sem amor, o cristianismo  transforma-se em uma religiosidade  impessoal e distante do exemplo de Jesus Eis alguns destaques, com relação ao amor ao próximo:

1. Amor ao próximo é um mandamento de Deus; não é um mero acessório opcional à nossa união com Cristo. 1João4.7, 8, 20 diz: "Amado amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus  e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor (...) Se alguém diz: Eu amo a Deus odeia a seu irmão,  é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual vi", não pode amar a Deus, a quem não viu”.

2. O amor não surge em nós como um milagre instantâneo. Ele precisa ser colocado em prática em atos de amor. Amar é um aprendizado diário e pessoal. Somos chamados a pedir em oração que Deus nos dê mais amor e, ao mesmo tempo, a também agirmos procurando fazer o bem àqueles que estiverem ao nosso redor, demonstrando bondade, boa vontade, gentileza, perdão e disposição para servir (1Co 13.4-8).

3. As atitudes que caracterizam o amor estão exemplificadas nestas expressões mencionadas por Billy Graham em um de seus livros:
Eu respeito você. Eu vejo você como você é. Eu aceito você. Eu não usarei você em meu próprio proveito. Você é importante para mim.
Eu cuido de você. O que lhe acontece é importante para mim. Eu me importo com a sua vida e com o seu sucesso. Farei tudo que eu puder para ser uma bênção em sua vida.
Eu sou responsável por você. Suas necessidades espirituais me motivarão a orar sempre por você. Eu corrigirei você em amor. Não sentirei prazer em suas falhas e fracassos. Eu não manterei um registro emocional dos seus erros. Eu serei paciente. Conte comigo.

CONCLUSÃO

Como ministros/servos de Cristo precisamos amar nas dimensões vertical e horizontal. As duas são importantes e estão unidas entre si. Amar a Deus e ao próximo resume não apenas o conteúdo da Lei e dos Profetas; resume a própria mensagem do cristianismo: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (...) Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (Jo 3.16 e 1Jo 3.16).

Em Cristo,
Edmilson Santos

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!

    Realmente, o Amor de Deus nos constrange.
    A maior prova desse amor foi quando o Senhor Deus, enviou o Seu único Filho para morrer em nosso lugar.

    Te aguardo lá no meu espaço.
    Se gostar faça parte da árvore!
    Será uma honra tê-lo como fruto!

    Ósculo Santo!

    ***Shalom***

    ResponderExcluir