sábado, 3 de dezembro de 2011

CASAMENTO: UMA ETERNA CONSTRUÇÃO



Dados do IBGE vem apontando que o número de divórcio vem crescendo. Os dados fazem parte das Estatísticas do Registro Civil 2010, divulgadas nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo traz informações sobre o número de separações e divórcios ocorridos no ano passado. De acordo com o gerente de estatísticas vitais do IBGE, Claudio Crespo, os números confirmam a consolidação da aceitação do divórcio pela sociedade brasileira e revelam a ampliação do acesso e a desburocratização dos serviços de justiça referentes ao assunto. 

Como servos de Deus esses dados nos assusta, por entender que esta não é a vontade de Deus para o casamento. Em Ml 2.16 diz: Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o divórcio e os homens violentos. Então, tenham cuidado com seus sentimentos e não se divorciem de suas mulheres! (Bíblia Viva).

Precisamos entender que o plano de Deus para o casamento é que ele seja para toda a vida (até que a morte nos separe).

Talvez você esteja lendo está postagem e se dizendo: O meu casamento já está quase fazendo parte desta estatística ou falta pouco para ele fazer. Eu quero com a graça de Deus ajudar o seu casamento a sair fora desta desastrosa estatística, dando-lhe alguns conselhos... 

I. RECONHEÇA QUE SEU CASAMENTO CORRE PERIGO
Muitas pessoas parece que tem olhos, mas não veem, tem ouvidos, mas não ouvem. Acorde! Seu casamento está por um fio... você conhece a parábola da drácma perdida em Lucas 15. 8-10  aprendemos aqui lições interessantes:

1. Ela reconheceu que perdeu v.8
Ela tinha dez drácmas, mas perdeu uma. Drácma representa um valor monetário, isso significa dizer que ela perdeu algo de valor. Ela podia dizer ainda tenho nove pra que ter todo esse trabalho por apenas uma drácma, mas ela não pensou assim e foi em busca da que se perdeu.
Talvez você vem ignorando pequenos detalhes em seu casamento e que agora no somatório das drácmas o valor está alto e você pensa que não encontrará mais o que se perdeu, vamos à outra lição desta passagem...

2. Ela sabia o local onde perdeu a drácma v.8
Observe, amado irmão e irmã, que esta mulher aqui, ela não perdeu a moeda na rua, mas dentro de casa, sem sequer ter saído de lá.
A moeda, era um denário/dracma... um denário tinha mais valor do que a idéia que passa na nossa mente quando pensamos em uma moeda... um denário correspondia ao salário de um dia inteiro de trabalho.

Portanto, o que esta mulher perdeu não era uma simples moeda de R$ 1,00... ela havia perdido o dinheiro de um dia de trabalho!

Este denário que se perdeu dentro de casa, fala de outros valores, que muitas vezes também são perdidos dentro de casa... de nossas casas!

Há muitos valores que devemos guardar dentro de nossa casa, no convívio com a esposa, o marido, os filhos, os pais e os irmãos.
Esses valores preciosíssimos, são: o respeito, o carinho, o amor, a paciência, a compreensão, a dedicação, o serviço, a harmonia, a paz, a doação de si mesmo, e muitos outros!

VOCÊ SABE ONDE PERDEU A DRÁCMA? Vamos para outra lição...

3. Ela acendeu a candeia e varreu a casa v.8
Lemos no v.8 que aquela casa precisava de uma limpeza.
A sujeira que estava lá, naquele chão, podia esconder a moeda.

Nós não sabemos porque havia sujeira naquela casa... talvez aquela mulher não fosse caprichosa... ou talvez, tenha deixado a janela aberta e o vento trouxe sujeira para dentro de casa (tomara que tenha sido isto!).

O mesmo acontece conosco.
Muitas vezes nós nos expomos demais a este mundo e permitimos que suas sujeiras entrem em nossa casa e em nosso coração por janelas que deixamos abertas.

Nossas principais janelas são os olhos e os ouvidos... às vezes, pela TV, ou pelo tipo de conversa que ouvimos, o tipo de música que ouvimos, a sujeira do mundo entra, encobrindo e escondendo de nós aquilo que temos perdido.

Conclusão

Tenha uma atitude de coragem neste momento que seu casamento corre perigo. Os covardes deixam a poeira debaixo do tapete, mas só os corajosos acendem a lamparina e varrem a casa para encontrar o que se perdeu... QUEM VOCÊ É NESTE MOMENTO?
Eu tenho 11 anos de casado e um filho lindo e luto todos os dias em favor do meu casamento, porque sei que meu adversário não está nenhum pouco satifeito. Lute você também e não desista do seu casamento, envergonhe seu inimigo. Casamento é pra vida toda e lembre-se: É UMA ETERNA CONSTRUÇÃO e todos os dias colocamos algo de bom ou de ruim nesse edifício.

Se esse texto edificou sua vida, deixe seu comentário, pois fazendo isto, estará edificando minha vida e me motivando a prosseguir com a 2ª parte deste estudo.  

Em Cristo,
Edmilson Santos

6 comentários:

  1. A PAZ PATRICIA, TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJA PARA O SENHOR. UM FORTE ABRAÇO EM CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!!!!!!!!

    http://servoraimundosousa.blogspot.com/2011/12/lista-dos-vencedores-de-melhores-blogs.html

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo estudo. Sou casado há dois anos e posso dizer que realmente o casamento é uma eterna construção, e cada dia é decisivo para que o nosso casamento não venha entrar nesta estatística desastrosa. A divulgação em massa por meio de novelas e filma da promiscuidade em relação ao matrimônio e a aceitação pela grande maça vem tornado "normal" o divórcio. Casamento, é para a vida toda, até que a morte nos separe. Grande abraço EdmIlson.

    ResponderExcluir
  4. A PAZ SERVO RAIMUNDO, E OBRIGADO PELA VISITA

    ResponderExcluir
  5. A PAZ IVAN PEREIRA, AGRADEÇO SUA VISITA E CONCERTEZA TAMBÉM O VISITAREI.

    ResponderExcluir
  6. A PAZ RENATO, REALMENTE TUDO ESTÁ CONTRIBUÍNDO PARA PROMISCUIDADE, MAS O SENHOR GUARDARÁ A NOSSA FAMÍLIA. OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.

    ResponderExcluir